Projeto de Tubulações Industriais – parte 1 – Iniciação

O projeto de um sistema de tubulações industriais pode ser um projeto isolado, ou parte de um projeto integrado de uma instalação completa, podendo incluir projetos de várias outras disciplinas de engenharia. Nos casos da existência de um projeto global de uma instalação industrial, subdividimos o projeto em projetos parciais.

A subdivisão para o projeto parcial inicia na etapa de processos: Projeto básico de funcionamento da instalação, seleção do processamento químico, estudo dos balanços de massa e de energia, seleção dos tipos e dimensionamento básico dos equipamentos principais, determinação dos diâmetros de tubulações.

Em seguida temos o projeto de utilidades, que nada mais é do que o projeto de processo dos diversos sistemas de utilidades: desde a geração de vapor, eletricidade, ar comprimido, tratamento de água, tratamento e destinação de efluentes, entre outros.

O projeto de construção civil abrange a terraplanagem, arruamento, vias de acesso, drenagem, urbanização, fundações, prédios, estruturas (metálicas e de concreto) e arquitetura.

No projeto de caldeiraria desenvolvemos o projeto mecânico e especificação de vasos de pressão, tanques, torres, reatores, fornos, caldeiras, permutadores de calor e outros equipamentos de caldeiraria.

Compreendendo o projeto de máquinas e equipamentos, trabalhamos a seleção e especificação de bombas, compressores, turbinas e outras máquinas. No projeto de eletricidade toda rede e demais instalações e equipamentos elétricos são rigorosamente estudados e levados em consideração.

O projeto de instrumentação contempla todos os sistemas de medição e controle, seleção e especificação dos respectivos equipamentos.
Geralmente o projeto de tubulação é uma parte importante do projeto global de uma instalação industrial. Nas indústrias de processo, o projeto de tubulações chega a atingir até 60% do total de homens-hora consumidos em todo projeto global. A rede de tubulações envolve frequentemente toda ou quase toda área do terreno da indústria.

Como qualquer outro projeto de engenharia, o projeto de tubulação inclui desde trabalhos de traçado, detalhamento e desenho como também trabalhos de cálculo e de dimensionamento.

Cálculos como dimensionamento do diâmetro de cada tubulação, cálculo da flexibilidade para verificar se cada trecho de tubulação é capaz de absorver os esforços provenientes das dilatações térmicas, cálculo dos pesos, força de atrito, esforços de ancoragem, reações das juntas de expansão e demais cargas que a rede de tubulações esteja fazendo ou possa fazer sobre cada suporte são de extrema importância e devem ser sempre feitos em todos os projetos de tubulações.

Para cada tubulação projetada e desenvolvida, bem como para o conjunto da instalação industrial, o objetivo geral do projeto consiste em conduzir uma determinada vazão de fluído, entre dois pontos, com uma perda de carga minimamente aceitável, obter um traçado e detalhamento que garantam a flexibilidade admissível para qualquer condição de operação (forças e períodos transmitidos aos pontos fixos e as tensões internas na tubulação) estejam dentro dos limites aceitáveis, garantindo uma operação segura e confiável dentro da vida útil almejada.

Fonte: TELLES, Pedro C. Silva. Tubulações Industriais. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1987.

Related Posts

Leave A Reply