Saiba a diferença entre projetos: Conceitual, Básico, FEED, Executivo e As Built

Uma das etapas mais importantes na realização de um projeto é a etapa de planejamento e, no que diz respeito à Instalação Industrial, cinco fases do projeto são essenciais para essa etapa. Por isso é importante compreender a diferença entre o projeto Conceitual, Básico, FEED, Executivo e As Built para entender melhor a interação entre eles e a finalidade de cada um, bem como a existência de cada uma das fases e seu grau de detalhamento, o qual dependerá do nível de complexidade do projeto.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMBOK). É a somatória dos elementos conceituais, técnicos, executivos e operacionais, os quais envolvem profissionais das áreas de Engenharia e suas respectivas disciplinas.

O que é Projeto Conceitual?

O Projeto Conceitual é a fase inicial do processo de elaboração de um projeto de uma obra ou instalação industrial. Nessa fase são feitas as validações de um determinado estudo e a confirmação de uma solução para atender à uma determinada necessidade, nas mais diversas áreas da engenharia. O projeto conceitual inicia após a intenção de investir em uma oportunidade identificada, e, é através do Projeto Conceitual que será definido o interesse e objetivo do empreendimento.

O que é Projeto Básico?

É a fase onde serão definidas com precisão e concisão as características básicas de um empreendimento e o desempenho almejado na obra para que seja possível estimar o custo e prazo de execução. É uma fase caracterizada por estudos preliminares, anteprojeto, estudos de viabilidade técnica e econômica, além da avaliação do impacto ambiental. Um projeto básico pode abranger uma ou mais disciplinas de engenharia, sendo apresentado através dos documentos típicos da instalação envolvida.

O que é Projeto FEED?

Front-End Engineering Design (FEED, ou Engenharia de Pré-Detalhamento) é a fase de projeto de engenharia, com foco em requisitos técnicos e verificação de custos primários para uma proposta de projeto. O projeto deve ser abordado de forma detalhada e com um processo metódico.Uma atenção à análise de problemas e às considerações, irá eliminar possíveis resultados insatisfatórios na Engenharia de Projetos, evitando desperdício de tempo e aumento nos custos de produção; Inclusive possibilitando fazer preliminarmente cotação e/ou compras antecipadas de equipamentos e materiais para instalações.

O que é Projeto Executivo?

De acordo com o Manual de Obras Públicas, o projeto executivo é “o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato.” É importante notar que essa etapa não é um novo projeto, mas sim o detalhamento específico das etapas constituintes do Projeto Básico e do FEED; sendo que o Detalhamento do Projeto permitirá o refinamento das soluções técnicas e maior visualização para as fases de construção, pré-fabricação e montagem.

O que é “As Built”?

A fase de “As Built “, nada mais é que uma consolidação entre o projeto como um todo e a execução da obra; dando um maior entendimento da construção existente. Refere-se à atualização da documentação de engenharia tal qual foi construído no campo, materiais descritivos, plantas e desenhos,focando exatamente o que foi executado na obra. O “As Built” é de suma importância, pois é através dele que se torna possível saber com alto nível de detalhamento, as instalações e estruturas existentes em um empreendimento.

No post de hoje compreendemos as diferenças entre projeto conceitual, básico, Feed e executivo e As Built, bem como a importância de cada fase. Adote essas fases na elaboração dos seus projetos para auxiliar no planejamento das suas obras e serviços de instalações industriais.

Dúvidas? Entre em contato conosco: comercial@technobras.com
(11) 2805-8055.

Related Posts

Leave A Reply